terça-feira, 10 de junho de 2008

Do linho ao algodão: a breve história da cueca


Samba-canção, boxer, sunguinha. A cueca é uma peça fundamental na indumentária do ser humano, principalmente do homem, uma vez que sua função primordial é proteger e segurar! Sua costura especial é modelada para fornecer apoio aos órgãos genitais, extremamente sensíveis, não só à pancadas, mas à fricção. Você que é homem sabe do que estou falando. Muita fricção lá embaixo é sinônimo de problema, e problema significa constrangimento. Afinal, é constrangedor ficar o dia inteiro de barraca armada!

O exemplo mais antigo de roupa íntima masculina data do paleolítico, do homem das cavernas. Estudiosos descrevem a cueca pré-histórica como um pedaço de linho em forma de triângulo, com tiras nas pontas. Essas tiras eram amarradas ao redor do quadril e entrelaçadas entre as pernas. O homo-sapiens podia não ser dotado de grande inteligência, mas já sabia o quão importante representava a proteção às regiões baixas.

Em meados do século XII, foi a vez das armaduras. Como eram feitas de aço e titânio, faixas de linho eram usadas para proteger as "áreas nobres" dos cavaleiros. Com o tempo, as cuecas que eram amarradas abaixo dos joelhos, encurtaram e foram costuradas.

Foi em 1985 que surgiram as cuecas de algodão e flanela. Um alívio para o homem e seu parceirinho. Depois da Revolução Francesa que a aristocracia inglesa se tornou modelo de moda masculina. Usavam roupas mais confortáveis e casuais; os calções deram lugar as calças justas. Alguns homens, principalmente os militares, usavam roupas íntimas semelhantes a corsetes, que diziam facilitar a vida de quem vivia em tempos de guerra.

No começo de 1900, foi a vez dos shortes íntimos, que chegaram no embalo do novo século. As cuecas passaram a ser fabricadas com tecidos e elásticos e se tornaram mais confortáveis. Oitenta anos depois, a moda íntima chega ao auge com Kelvin Klein, que trouxe um novo design para a cueca, com um princípio de conforto e simplicidade. Foi quando os sambas-canção se tornaram populares. Nos anos 90, as cuecas ganharam modelos derivados do esporte: ciclista, boxer, shortinho. Fibras e microfibras foram anexadas ao material para a alegria do homem.

Cueca. Se existe uma boa invenção na história da humanidade é esta! Além de assegurar proteção aos órgãos genitais, é uma das coisas mais importantes e imprescindíveis para o homem. Dá a ele uma sensualidade única. Afinal, coisa mais linda do mundo é ver um homem de cueca, seja ela qual for, samba-canção, boxer ou sunguinha. Eu adoro todas elas, principalmente seus recheios!
-----
Postado por Ti Cuequinha

3 comentários:

Unknown disse...

Só para tu não dizer que eu não li. Está excelente!! ^_^

Anônimo disse...

Ti, amei!!! adorei!!! como sempre, um texto impecável de tao bem escrito! tenho orgulho de ser amiga de um cara assim, como tu! te adoroooo, mto!

Unknown disse...

Tudoi bem quanto à história da cueca. Como peça de roupa com aparência semelhante à de hoje, podemos adotar a Revolução Francesa, assim como para o bidet e para o garfo.
Mas, e a calcinha ?
Também originou-se, aproximadamente como a conhecemos hoje, também na Revolução francesa?
Já o soutien é invenção do início do século XX.